Estaca Raiz
Estaca escavada com perfuratriz, executada com equipamento de rotação ou rotopercussão, com circulação de água, lama bentonítica ou ar comprimido. Podem ser executadas em ângulos diferentes da vertical. A perfuração se processa com um tubo de revestimento, e o material escavado é eliminado continuamente por uma corrente fluida (água, lama bentonítica ou ar), que introduzida por meio do tubo, reflui pelo espaço entre o tubo e o terreno. Na sequência, coloca-se a armadura, e inicia-se a injeção ascendente da argamassa sob pressão, à medida que o tubo de perfuração é retirado, com aplicação de golpes de ar comprimido.
Para atravessar camadas de rocha, matacões ou concreto, utiliza-se martelo de fundo com “bits” acoplado a hastes com diâmetro inferior ao diâmetro interno do tubo de revestimento. Para continuidade da perfuração com revestimento no mesmo diâmetro, utiliza-se sapata para efetuar o alargamento do furo no material impenetrável.
Com o propósito de oferecer as melhores soluções na área de construção civil a MMCOSTA Engenharia destacou-se em algumas áreas distintas como:
Estaca Raiz, Micro Estaca, Tirantes, Solo Grampeado e Concreto Projetado.
Concreto Projetado
O concreto “projetado” ou “jateado” através de bomba, com uso de ar comprimido. Pode ser via seca ou úmida, dependendo se o concreto for lançado, com ou sem água pré-misturada. O processo via seca, aplica a água no bocal da mangueira, que é controlado pelo operador. Também são utilizados aditivos aceleradores de pega, para reduzir o índice de reflexão, quantidade de concreto que não adere à superfície projetada.
Solo Grampeado / Solo Grampeado Verde
Solo Grampeado é uma contenção de talude, com execução de chumbadores, concreto projetado e drenagem. Tem execução relativamente rápida, e custo relativamente baixo se comparado a outras tecnologias. Os chumbadores sub-horizontais, são introduzidos no maciço, e depois fixados com calda de cimento. O concreto projetado dá estabilidade local, e a drenagem age em ambos os casos.
Solo Grampeado verde é revestimento com grama ou mantas, cobre a face exposta do solo reforçado e pode desempenhar uma função estabilizadora para reter o material entre os chumbadores, oferece também proteção contra erosão e promove a restauração da cobertura vegetal da encosta.
Tirante
O tirante transmiti carga de tração entre suas extremidades, fazendo a ligação entre o bulbo ancorado no interior do solo, e o painel de contenção na parte externa da encosta. O aço do tirante é instalado no solo, dentro de uma bainha que o protege contra a umidade. A cortina atirantada é um sistema construtivo, projetado em parâmetro vertical de taludes e paredes de escavações, para conter esforços de empuxos do solo, impedindo o desabamento de encostas.
Contenção / Proteção de Encosta - Acesso por Rapel
Execução de contenções com aplicação de tela metálica de alta resistência, solo grampeado, cortina atirantada e proteções com a execução de barreira dinâmica, sem a necessidade de estruturas fixas, como andaimes, escadas ou guinchos.
Com utilização de Rapel, técnica vertical praticada com uso de cordas e equipamentos adequados para a descida de paredões e vãos livres bem como outras edificações.
Estaca Raiz / Microestaca
Estacas raiz, microestacas são estacas moldadas "in loco" e executadas com equipamento de rotação ou rotopercussão. A injeção executada sob pressão é para se fazer a moldagem do fuste. Considerada de pequeno diâmetro, tendo elevada capacidade de carga baseada essencialmente na resistência por atrito lateral do terreno atravessado, seu diâmetro e comprimento.
Constatada a presença de rocha na ponta da mesma, ela pode ser empregada também como estaca com resistência de ponta.
Na execução da Microestaca a perfuração similar a da Estaca Raiz, após é instalado o tubo metálico com válvulas manchetes no furo, inicia se injeção da bainha e depois a injeção ponto-a-ponto e em estágios múltiplos, com obturador duplo através das válvulas-manchete.
A microestaca é armada com tubo de aço ao longo de seu comprimento.
Injeção de Resina - Epóxi / Poliuretano / Acrílicas
As resinas são injetadas com bomba de alta pressão, em bicos de injeção ou obturadores, instalados na superfície do concreto, espalhando-se e buscando o completo preenchimento do canal de fluxo (fissuras, trincas, juntas).
A Injeção com resina tem como principais finalidades:
-
Solidificar a estrutura, obtendo a monoliticidade,
-
Proteger estruturas de concreto, selando as trincas e fissuras, de modo a impedir agressões externas;
-
Estancar infiltrações, inclusive com fluxo de água intenso, garantindo a integridade da estrutura;
Para esses tipos de situações são usadas resinas (poliuretano, epóxi ou acrílicas).
Furo em Concreto Armado e Rocha
A MM Costa Engenharia especializada em serviços de perfurações e cortes em concreto armado ou material rochoso, através da utilização de perfuratrizes modernas com ferramentas diamantadas especiais, coroas e brocas, ond permite a realização de trabalhos rápidos, sem vibrações, sem ruídos excessivos.
- Furos em Laje, Vigas, Blocos de Concreto
- Furo para ancoragem de barra de aço ou vergalhão.
- Fixação de chumbadores mecânicos ou fixação de estruturas metálicas
- Emissão de ART